Disciplinas

Inosanto LaCoste Kali
Uma das escolas mais populares dos Estados Unidos, o Inosanto LaCoste Kali foi fundado pelo grande mestre Dan Inosanto. Sua base está nos ensinamentos de John Lacoste. Dan ampliou a abrangência da escola após treinar 26 diferentes Mestres Filipinos – tanto que em sua academia da Califórnia, a Inosanto Academy, ele costuma se referir a sua escola apenas Filipino Martial Arts.

O treinamento engloba estratégias e técnicas que permitem ao artista marcial tornar-se proficiente em muitas áreas. Os estudante aprendem o uso do Bastão único, duplo Bastão, Bastão e Adaga, Armas de Corte e Armas Flexiveis, bem como um dos mais completos sistemas de mãos-vazias nas artes marciais.

Além de excelente como um sistema de auto-defesa realista, Inosanto Kali irá ajudar o aluno a desenvolver atributos como velocidade, agilidade, sincronismo, mecânica corporal e coordenação neuromuscular. Através do aprendizado dessas armas, o treinamento também pode traduzir-se em um sistema explosivo e habilidade eficaz de mãos vazias.

Jun Fan Gung Fu - Jeet Kune Do

"Jeet Kune Do é o treino e a disciplina direcionados para a realidade derradeira em combat"
Bruce Lee

Jeet Kune Do (o caminho do punho interceptador), em Chinês: 截拳道, é um sistema de arte marcial desenvolvido pelo mestre de artes marciais e ator, Bruce Lee, sendo a síntese de seu pensamento filosófico que possui raízes no Taoísmo e no Zen Budismo.

Inovador e radicalmente à frente de seu tempo em sua formação e métodos de ensino, Bruce Lee desenvolveu um sistema de artes marciais e estratégia de luta que não perdeu nada de sua eficácia ao longo dos últimos 40 anos. Enfatizando as “distâncias de combate" os alunos são ensinados a fluir com confiança e naturalidade entre a distância de pernas para distancia de socos e para as distâncias de trapping e grappling.

O Jun Fan Gung Fu - Jeet Kune Do é conhecida por sua economia de movimento e integração das artes e distâncias. Atributos naturais, como a coordenação, timing, velocidade, resistência, força e agilidade são trabalhados pelo ensino inovador e métodos de treinamento desenvolvidos por Bruce Lee. Preservado e ensinado hoje por seu amigo, estudante e parceiro de treinamento Dan Inosanto, Jun Fan Gung Fu - JKD ensina os meios para prosseguir eficazmente na linha mais direta de ataque. Uma vez que um ataque foi lançado não há pausas ou interrupções. Quando uma técnica se aproxima da conclusão, esta se mistura na próxima e continua em um movimento fluido até que o conflito seja resolvido.

Jun Fan Gung Fu - JKD (Jeet Kune Do) fornece os métodos de treinamento básico, técnicas, estratégias, princípios e conceitos para o combate e proteção pessoal. As bases de Jun Fan Gung Fu iram prepará-lo para o seu próprio caminho pessoal de lutar.

O sistema marcial Jeet Kune Do pretende demonstrar que a ação do homem não tem limites, mas simples patamares que este deve atingir e superar. Ao colocar limites em todos os atos físicos e até mesmo psicológicos, o homem não consegue libertar-se e essa é uma barreira que deve ser ultrapassada. Nesse sentido, o Jeet Kune Do é um sistema que visa melhorar o desempenho em combate ao observar todos os caminhos possíveis, ensinando ao praticante a superação de si mesmo em todos os aspectos e o valor da liberdade alcançada através desta auto superação.

O grupo Kali RIO está oficialmente registrado como membro da Associação Francesa de Jeet Kune Do et Kali trabalhando em conjunto com o nosso mentor, Sifu Salem Assli.

O chefe do programa de Jun Fan Gung Fu - Jeet Kune Do no Kali RIO é Sifu Salem Assli. Ele é o Diretor Técnico da Associação Francesa de Jeet Kune Do et Kali e é um Full Instrutor Jun Fan Gung Fu - JKD e Artes Marciais Filipinas com Sifu/Guro Dan Inosanto, bem como um instrutor de Muay Thai e Professor Luva de Prata (2º nível) de Boxe Francês - Savate.

Dan Inosanto, um grande amigo e aluno de Lee, treinados em estreita colaboração com Lee e foi escolhido por Lee para ensinar em sua Escola na Chinatown de Los Angeles. Dan Inosanto continua sendo uma das pessoas mais respeitadas das Artes Marciais e um dos seus maiores embaixadores.

Boxe Francês - Savate

"Apesar de sua graça e beleza, Savate é um método eficaz de autodefesa."
Professor Salem Assli

Savate (pronuncia-se 'Sa-vat' é também conhecido como 'Boxe Française - Savate') é um método de combate usando os pés e as mãos com uma história que remonta na sua forma atual, ao início do século XIX. Tecnicamente chamado La Boxe Francaise, Savate emprega chutes graciosos e combinações de ataques eficazes de mãos e pés em uma arte de kickboxing verdadeiramente única.

Durante a primeira metade de 1800, Charles Lecour (1808-1894), combinou Boxe Inglês ('Boxe Anglaise') com métodos Franceses de chutar. Estas foram tiradas dos velhos métodos de luta de rua de "savate" (uma gíria para "sapato velho" ou “bota velha”.) e o estilo mais extravagante de 'Chausson' (o nome do sapato plataforma de um marinheiro) também conhecido como 'Jeu Marseillais' (Esporte Marselha).

Este sistema de combate nasceu nas ruas de França e evoluiu para se tornar um sistema muito sofisticado de autodefesa. Boxe Francaise - Savate é um tipo de esgrima que usa os punhos e pés com força e finesse. A arma mais utilizada é o sapato ou bota. Savate, que foi criado pela primeira vez em 1820, foi elaborado com base em diferentes métodos e estilos de luta de pé das várias províncias da França e combinou-as com golpes defensivos openhanded.

A primeira parte do treinamento de Savate é o aquecimento e alongamento, O savateur deve ter força, flexibilidade, equilíbrio, mobilidade e uma sensação de espaço.

Boxe Francês - Savate desafia muito os recursos da mente. O savateur deve criar combinações táticas e inventar estratégias de fintas e hits. Savate é um jogo científico de perda voluntária e reconquista de equilíbrio em que o corpo se torna um projétil altamente controlado.

Embora exista contato total em Savate, é sempre controlado e gracioso. Savate tem uma qualidade estética, que inclui rigor e harmonia, bem como graça e elegância.

Hoje em dia, Boxe Francês - Savate é composto de duas partes inseparáveis: Boxe Francês e Savate. Boxe Francês é luta esportiva com regras, com o uso de luvas (semelhante ao Boxers), Chaussures (botas de Savate) e Integrales (um terno macacão). Savate, no entanto, não tem regras, pois ele é concebido como um método de all-in lutando por autodefesa.

A "Canne de Combat" ou "Canne d'Arme" é um produto da história e da cultura francesa. Foi desenvolvido no início do Século XIX como uma disciplina de Autodefesa e foi especialmente usado por classe alta "burguesa" senhores nas grandes cidades inseguras, como Paris.

A história da disciplina está intimamente ligada ao desenvolvimento das técnicas de Boxe Francês - Savate que no início utilizava chutes e mais tarde sob a influência dos britânicos incorporou também socos. Senhores treinados nas técnicas de Savate adquiriram domínio sob canne como uma forma de combater a partir de certa distância, bem como perto juntamente com combate de kickboxing. A canne estava nas mãos dos homens da cidade, enquanto o baton estava nas mãos de homens da fazenda. Na verdade, a canne e o baton estão intimamente associados em muitos países e culturas.

O grupo Kali RIO está oficialmente registrado com membro da Associação da Califórnia de Boxe Francês - Savate trabalhando em conjunto com o nosso mentor, Professor Salem Assli.

O chefe do programa de Boxe Francês - Savate do Kali RIO é o Professor Salem Assli. Ele é um Full Instrutor de Artes Marciais Filipinas e Jun Fan Gung Fu - JKD sob Sifu/Guro Dan Inosanto e um dos mais respeitados Instrutores e praticantes de Savate no mundo.

Nascido a dois de Dezembro, em Lille (França), Salem Assli começou sua carreira no esporte com o futebol e ginástica e competiu ativamente dos 8 aos 16 anos de idade. Em 1973, ele descobriu as artes marciais através de filmes e se apaixonou especialmente pelos filmes de Si Jo Bruce Lee. Como muitos adolescentes esta descoberta influenciou muito sua vida. Aos 23 anos, ele viajou para os Estados Unidos para treinar sob a tutela de seu mentor até hoje, Sifu/Guro Dan Inosanto. Ele se tornou o primeiro e único certificado e qualificado Full Instrutor Francês de Jun Fan Gung Fu (Jeet Kune Do) e Artes Marciais Filipinas (Eskrima-Kali-Silat).

Poucas pessoas sabem que Salem Assli também foi a primeira pessoa da Associação Internacional de Instrutores Inosanto a passar no teste de Instrutor da Associação Thai Boxing da America sob Ajarn Chai Sirisute!

Admirando a qualidade de suas técnicas de chutes, Dan Inosanto encorajou Salem a estudar Boxe Francês - Savate, a fim de em seguida poder ensinar os alunos da IAMA. Depois de estudar um livro dado a ele por Guro Inosanto, Salem voltou para a França e ganhou seu primeiro grau de Luva de Prata sob o Diretor Técnico Nacional, de então, o Sr. Bob Alix. Ele terminou em primeiro lugar entre os cinquenta alunos que frequentaram o estágio de verão em 1986, sem nunca ter um instrutor nessa disciplina! No ano seguinte, ele obteve um diploma em Los Angeles como Professor de BFS e o segundo grau da Luva de Prata com os membros da Equipe Francesa, cujos membros famosos incluíam Richard Sylla e Robert Paturel. Salem foi o primeiro Professor de Boxe Francês - Savate nos Estados Unidos.