Kali Rio e Disciplinas Associadas
Entre em contato conosco! paulo@kalirio.com.br

Savate – Boxe Francês

arnis maharlika

"Apesar de sua graça e beleza, Savate é um método eficaz de autodefesa."
Professor Salem Assli

Savate (pronuncia-se 'Sa-vat' é também conhecido como 'Boxe Française - Savate') é um método de combate usando os pés e as mãos com uma história que remonta na sua forma atual, ao início do século XIX. Tecnicamente chamado La Boxe Francaise, Savate emprega chutes graciosos e combinações de ataques eficazes de mãos e pés em uma arte de kickboxing verdadeiramente única.

Durante a primeira metade de 1800, Charles Lecour (1808-1894), combinou Boxe Inglês ('Boxe Anglaise') com métodos Franceses de chutar. Estas foram tiradas dos velhos métodos de luta de rua de "savate" (uma gíria para "sapato velho" ou “bota velha”.) e o estilo mais extravagante de 'Chausson' (o nome do sapato plataforma de um marinheiro) também conhecido como 'Jeu Marseillais' (Esporte Marselha).

Este sistema de combate nasceu nas ruas de França e evoluiu para se tornar um sistema muito sofisticado de autodefesa. Boxe Francaise - Savate é um tipo de esgrima que usa os punhos e pés com força e finesse. A arma mais utilizada é o sapato ou bota. Savate, que foi criado pela primeira vez em 1820, foi elaborado com base em diferentes métodos e estilos de luta de pé das várias províncias da França e combinou-as com golpes defensivos openhanded.

A primeira parte do treinamento de Savate é o aquecimento e alongamento, O savateur deve ter força, flexibilidade, equilíbrio, mobilidade e uma sensação de espaço.

Boxe Francês - Savate desafia muito os recursos da mente. O savateur deve criar combinações táticas e inventar estratégias de fintas e hits. Savate é um jogo científico de perda voluntária e reconquista de equilíbrio em que o corpo se torna um projétil altamente controlado.

Embora exista contato total em Savate, é sempre controlado e gracioso. Savate tem uma qualidade estética, que inclui rigor e harmonia, bem como graça e elegância.

Hoje em dia, Boxe Francês - Savate é composto de duas partes inseparáveis: Boxe Francês e Savate. Boxe Francês é luta esportiva com regras, com o uso de luvas (semelhante ao Boxers), Chaussures (botas de Savate) e Integrales (um terno macacão). Savate, no entanto, não tem regras, pois ele é concebido como um método de all-in lutando por autodefesa.

A "Canne de Combat" ou "Canne d'Arme" é um produto da história e da cultura francesa. Foi desenvolvido no início do Século XIX como uma disciplina de Autodefesa e foi especialmente usado por classe alta "burguesa" senhores nas grandes cidades inseguras, como Paris.

A história da disciplina está intimamente ligada ao desenvolvimento das técnicas de Boxe Francês - Savate que no início utilizava chutes e mais tarde sob a influência dos britânicos incorporou também socos. Senhores treinados nas técnicas de Savate adquiriram domínio sob canne como uma forma de combater a partir de certa distância, bem como perto juntamente com combate de kickboxing. A canne estava nas mãos dos homens da cidade, enquanto o baton estava nas mãos de homens da fazenda. Na verdade, a canne e o baton estão intimamente associados em muitos países e culturas.

O grupo Kali RIO está oficialmente registrado com membro da Associação da Califórnia de Boxe Francês - Savate trabalhando em conjunto com o nosso mentor, Professor Salem Assli.

O chefe do programa de Boxe Francês - Savate do Kali RIO é o Professor Salem Assli. Ele é um Full Instrutor de Artes Marciais Filipinas e Jun Fan Gung Fu - JKD sob Sifu/Guro Dan Inosanto e um dos mais respeitados Instrutores e praticantes de Savate no mundo.

Nascido a dois de Dezembro, em Lille (França), Salem Assli começou sua carreira no esporte com o futebol e ginástica e competiu ativamente dos 8 aos 16 anos de idade. Em 1973, ele descobriu as artes marciais através de filmes e se apaixonou especialmente pelos filmes de Si Jo Bruce Lee. Como muitos adolescentes esta descoberta influenciou muito sua vida. Aos 23 anos, ele viajou para os Estados Unidos para treinar sob a tutela de seu mentor até hoje, Sifu/Guro Dan Inosanto. Ele se tornou o primeiro e único certificado e qualificado Full Instrutor Francês de Jun Fan Gung Fu (Jeet Kune Do) e Artes Marciais Filipinas (Eskrima-Kali-Silat).

Poucas pessoas sabem que Salem Assli também foi a primeira pessoa da Associação Internacional de Instrutores Inosanto a passar no teste de Instrutor da Associação Thai Boxing da America sob Ajarn Chai Sirisute!

Admirando a qualidade de suas técnicas de chutes, Dan Inosanto encorajou Salem a estudar Boxe Francês - Savate, a fim de em seguida poder ensinar os alunos da IAMA. Depois de estudar um livro dado a ele por Guro Inosanto, Salem voltou para a França e ganhou seu primeiro grau de Luva de Prata sob o Diretor Técnico Nacional, de então, o Sr. Bob Alix. Ele terminou em primeiro lugar entre os cinquenta alunos que frequentaram o estágio de verão em 1986, sem nunca ter um instrutor nessa disciplina! No ano seguinte, ele obteve um diploma em Los Angeles como Professor de BFS e o segundo grau da Luva de Prata com os membros da Equipe Francesa, cujos membros famosos incluíam Richard Sylla e Robert Paturel. Salem foi o primeiro Professor de Boxe Francês - Savate nos Estados Unidos.